O QUE CAI NA PROVA:
1- Dominar linguagens: dominar a norma culta da língua portugues e fazer uso das linguagens matemáticas, artística, científica e das línguas espanholas e inglesas.
2- Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão dos fenômenos naturais de processos histórico-geográfico, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
3- Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para enfrentar situações-problema.
4- Construir argumentação: relacionar informações, representados em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para contruir argumentação consistente.
5- Elaborar propostas: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
SOBRE O ENEM:
A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:
. Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
. Como primeira fase;
. Combinado com o vestibular da instituição;
. Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
Heitor Maciel, Mariana Neder e Ana Carolina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário